Ciclo formativo juvenil com foco nos horizontes de projeto de vida e autoconhecimento é iniciado
O Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), buscando oferecer itinerários formativos norteados pelos eixos do Programa MAGIS Brasil, principalmente contemplando a formação integral dos e das jovens, realiza durante o ano de 2024 o Projeto Farol. O módulo I, no primeiro local que receberá a formação, aconteceu no sábado (13/04).
O Farol foi concebido e maturado durante os últimos três anos, mas sendo colocado oficialmente em prática neste ano de 2024, a proposta do Projeto consiste em contribuir para a tomada de consciência de jovens na faixa etária de 15 a 25 anos, para a necessária compreensão e leitura profética do nosso tempo, com o intuito de animar à atuação comprometida e consciente destes jovens nas diferentes realidades em que eles e elas estão inseridos.
Este ano o CIJ irá realizar o Farol em dois locais, na sede do próprio Centro MAGIS Inaciano da Juventude, em Fortaleza, CE, assim como também na região metropolitana, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Pajuçara, em Maracanaú, CE.
O primeiro módulo na Paróquia de Pajuçara aconteceu e teve como tema – Vagalume: Eu, minha história, luzes e sombras – e que propôs como objetivo criar disponibilidade para a escrita da própria história, reconhecendo as luzes e sombras do próprio itinerário. Para a jovem Ana Luíza Lima (23), a dinâmica utilizada no encontro foi bastante proveitosa e o que mais marcou em sua auto reflexão foi: “Comecei a perceber que errar é humano, e me enxergar de duas formas, a positiva e a negativa, e que é bom saber que eu também erro”, ela expressou.
Em maio, esta caminhada continua com a realização do segundo módulo na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Em junho será a vez do Farol no CIJ iniciar, e as inscrições permanecem abertas em nosso site.