QUEM SOMOS

O Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) é uma obra da Companhia de Jesus. Com sede em Fortaleza-CE, o CIJ se propôs, ao longo de dez anos, a ser um espaço de acolhida e formação integral das juventudes, tendo como base e inspiração a pedagogia e a vivência da espiritualidade inaciana visando a promoção da vida dos e das jovens, bem como a construção do Reino. Para esse processo de formação integral, são considerados os eixos de atuação do Programa MAGIS Brasil: Exercícios Espirituais, Vocações, Pedagogia da Formação, Justiça Socioambiental e Voluntariado e Inserção Sociocultural.

As ações do Centro MAGIS Inaciano da Juventude são prioritariamente desenvolvidas para jovens com faixa etária entre 15 e 29 anos. Conscientes dos desafios das diferentes realidades juvenis, o CIJ está em sintonia com a Igreja e com a Companhia Universal – que apontam para a prioridade do trabalho junto à juventude empobrecida, em busca de construir, com ela, um futuro repleto de esperança.

Há um forte sentimento de gratidão pelo caminho percorrido nessa primeira década de existência, na qual algumas luzes confirmam a missão abraçada: a busca pelo magis2, capaz de impulsionar uma potência transformadora; a implementação de uma gestão participativa, que preza pelo protagonismo de jovens; a promoção da formação integral, colaborando para a construção de pessoas conscientes e atuantes; a capacidade de adaptação diante das dificuldades e oportunidades; e a difusão da Espiritualidade Inaciana por meio da oferta sistemática das diferentes modalidades dos Exercícios Espirituais e do acompanhamento espiritual de jovens.

Em sua história até aqui, o CIJ colaborou para a ampliação de olhares e cresceu enquanto missão – ao mesmo tempo que diferentes pessoas que passaram pelo Centro foram se tornando jovens lideranças multiplicadoras do que receberam. O desafio agora é buscar caminhos que continuem a gerar fecundidade e maior comprometimento na colaboração da missão de Jesus Cristo. 

Conscientes de que Deus nos chama a “avançar para águas mais profundas” (Lc 5, 4), também agradecemos a capacidade de perceber algumas sombras e lacunas no caminho – a exemplo de uma resposta mais concreta ao apelo de estarmos mais próximos à juventude empobrecida; a necessária melhoria da nossa comunicação e do cuidado com a rede de colaboradores e colaboradoras; a melhor integração com outras obras locais da Companhia de Jesus e demais presenças MAGIS no Nordeste; e a ampliação da capilaridade do CIJ, no sentido de estabelecer mais parcerias e promover, com mais intencionalidade e eficiência, o trabalho em rede.

Fale conosco

Tire suas dúvidas.