CIJ promove Ecoar sobre justiça socioambiental

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Jovens participam do Ecoar sobre justiça socioambiental em Fortaleza

Encontro reuniu jovens em Fortaleza para refletir sobre desafios e compromissos no cuidado com a Casa Comum

Aline Braga via Centro MAGIS Inaciano da Juventude

O Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) promoveu, em Fortaleza, no dia 19 de setembro, o Ecoar: Diálogos de Justiça Socioambiental. O encontro reuniu 40 participantes para refletir sobre os desafios ambientais e o papel das juventudes na construção de um futuro sustentável.

Reflexões sobre a cidade e o meio ambiente

O evento contou com a participação de Gabriel Aguiar, biólogo, mestre em Ecologia, vereador de Fortaleza e atual presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal. Ele destacou temas centrais para a realidade local, como a elaboração do novo Plano Diretor, a valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis e os impactos sociais e ambientais da mineração.

Segundo Gabriel, “a juventude tem um papel fundamental em provocar mudanças e acompanhar de perto as decisões que impactam a cidade e o planeta”.

Juventudes como protagonistas da Casa Comum

O Ecoar foi concebido como um espaço de escuta e diálogo, estimulando os jovens a integrar o compromisso com a justiça socioambiental em seus projetos de vida. Dessa forma, a atividade se conectou à quarta Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus que é colaborar no cuidado da Casa Comum.

O Ecoar: Diálogos de Justiça Socioambiental reafirma a missão da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil de formar jovens comprometidos com a fé e a justiça, fortalecendo a integração entre espiritualidade e ação concreta em defesa da vida e da Casa Comum.

Veja também