Biblioteca Maria Evenice Barbosa Neta

mariaevenice-1

SOBRE A MARIA EVENICE

Quem foi Evenice Neta?

Conhecida popularmente e carinhosamente como Netinha, nasceu no dia 16 de fevereiro de 1985, em Fortaleza, Ceará, cidade que também viveu ao longo de seus 37 anos de vida.

Filha de Auxiliadora Laurentino e Valdemir Costa, cresceu em uma família rodeada por tias mulheres de características fortes e diversas, eram sete. Irmã igualmente de uma mulher e sua única sobrinha, uma menina.

Na universidade, formou-se em duas graduações: história e artes cênicas. Sua luta, paixão e anseios sempre foram voltados para as áreas artísticas e educacionais, principalmente o trabalho com juventudes.

Similarmente, sempre teve um olhar para aqueles e aquelas que estão nas fronteiras da vulnerabilidade social.

Criada em uma paróquia jesuíta, onde sua base espiritual inaciana foi alicerçada, no início da adolescência ingressou na Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), na qual também, além da religiosidade libertadora, lhe ajudou a fundamentar sua base crítica política e social.

Netinha foi uma mulher que amava, lutava e acompanhava as juventudes com a brandura do seu abraço aconchegante e a bravura em suas lutas e (re) construções.

Mulher que admirava, amava, lia, escutava e produzia poesia como possibilidade de ler e refazer sempre um mundo novo, uma vida nova permeada de graça, ternura, firmeza, liberdade, esperança e arte.

Admirava a diversidade do mundo e das pessoas, acreditava na pluralidade e na força do empoderamento juvenil, das ações participativas, bem como na construção coletiva.

Evenice, desde cedo, frequentou espaços de discussão e levantou a bandeira da igualdade de gênero e do protagonismo feminino, seja no meio civil ou eclesial.

Trabalhou como professora, atriz e articuladora de participação popular.

Já no MAGIS Brasil, através do Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), esteve presente desde a sua criação, colaborando nos eixos de atuação, projetos e na coordenação nacional da Rede. Além disso, também foi figura efetiva como representatividade leiga e feminina em espaços de reflexão e planejamento da Província dos Jesuítas no Brasil.

 

mariaevenice-2

O Ambiente

A Biblioteca Maria Evenice Barbosa Neta

A biblioteca atual do CIJ foi concebida pela própria Evenice Neta e pelo corpo apostólico jesuíta no final de 2020, sendo concretizada no ano subsequente e finalizada em 2022, alguns meses após sua páscoa. Assim, não há maneira melhor de prestar homenagem a alguém que planejou, sonhou e batalhou tanto por este espaço.

A biblioteca Maria Evenice Barbosa Neta possui uma área interna de aproximadamente 60m², com um design de estilo industrial projetado pela Gsol Arquitetura, e é adornada com murais e uma tela artística da artista visual Tereza Dequinta (Acidum Project). Além disso, inclui um terraço externo destinado a estudos e leitura. Seu acervo abriga centenas de livros que abordam tópicos como filosofia, teologia, espiritualidade, história, literatura, pedagogia, educação e trabalhos acadêmicos relacionados à juventude. Livros raros, originais e históricos também fazem parte das coleções.

No momento, contamos com uma colaboradora contratada que se dedica à biblioteca, supervisionando a catalogação de todos os materiais disponíveis e mantendo nosso acervo atualizado com publicações relevantes e contemporâneas relacionadas às juventudes. Além disso, estamos implementando um sistema informatizado para empréstimos e acesso à consulta desses materiais, com o intuito de oferecer um atendimento mais eficaz e conveniente aos jovens que desejam nos visitar.

 

A biblioteca atual do CIJ foi concebida pela própria Evenice Neta e pelo corpo apostólico jesuíta no final de 2020, sendo concretizada no ano subsequente e finalizada em 2022, alguns meses após sua páscoa. Assim, não há maneira melhor de prestar homenagem a alguém que planejou, sonhou e batalhou tanto por este espaço.

Livro | Teimosia - Poemas, fragmentos e memórias de Evenice Neta

Esta obra foi criada como uma homenagem a Evenice Neta e se caracteriza como uma combinação de biografia e uma compilação de poemas, crônicas e fragmentos escritos por Netinha, sendo organizados em três capítulos distintos. Este conjunto literário conta com uma gama diversificada de sentimentos, além de abrigar sonhos, reflexões, desejos, ousadia e teimosia. A organização deste livro foi um intuito de Nino Cloud, colaborador do CIJ, que ao longo dos anos compartilhou o trabalho, amizade, amor e vida ao lado de Evenice.

Este livro cheio de lembranças e afetos, nas palavras de Nino Cloud, “chegou até nós com uma beleza inigualável, graças ao apoio e colaboração de muitos outros queridos e queridas”.

Entre em contato conosco e adquira já uma cópia deste livro.

Um convite especial

Deseja visitar ou ser voluntário(a) na biblioteca?

Se você é estudante ou não, gosta de livros, de tranquilidade e busca um espaço para expandir seus horizontes intelectuais, venha nos visitar. Nossa biblioteca é muito mais do que um lugar de livros; é um espaço de acolhida.

Já se você deseja contribuir de forma mais direta, convidamos você a considerar o voluntariado. Como voluntário na Biblioteca Maria Evenice Neta, você terá a chance de mergulhar neste ambiente e trabalhar com outras pessoas para auxiliar na organização, catalogação e manutenção do nosso acervo. Sua contribuição ajudará a preservar o nosso espaço, enriquecendo-o para estudantes, pesquisadores e todos os e as interessados (as).