Os Exercícios Espirituais constituem-se como um caminho a percorrer, uma maneira vital de dispor-se inteiramente à ação do Espírito (“deixar-se conduzir por Ele”), que transforma e liberta o coração de todo desejo desordenado, para buscar, encontrar e realizar a vontade de Deus na própria vida de quem procura fazê-los.
Já os EEJ, trata-se de uma metodologia direcionada para jovens. Ele é organizado em cinco etapas e ajudam jovens a viver uma experiência pessoal de oração, abrindo-se para o envolvimento com o projeto de Deus, no serviço aos irmãos, à Igreja e à sociedade. Tudo isso por meio do silêncio, da oração pessoal e comunitária, do acompanhamento espiritual e da partilha.
Desejando colaborar com a formação integral das juventudes, o CIJ realiza o curso de Eneagrama com parceria do IESh (Instituto Eneagrama Shalom). O Eneagrama é um instrumento de autoconhecimento que identifica nove tipos de estruturas diferentes de personalidades humanas. Cada tipo é descrito como sendo certos padrões de pensamento, emoção e comportamento. O objetivo é ajudar a pessoa a compreender a si mesma e aos outros de uma forma mais profunda e compassiva.
Essa proposta pretende oferecer um ambiente acolhedor e enriquecedor para discutir questões essenciais que cercam a juventude no meio contemporâneo, capacitando os participantes a desempenharem um papel essencial no acompanhamento dos e das jovens em seu desenvolvimento pessoal, emocional e espiritual. A formação é dividida em três módulos ao longo de um semestre.
O Convivium é uma celebração eucarística um pouco mais estendida, desejando dedicar um momento de reflexão e conexão com o Cristo Amigo. Tendo como inspiração os Exercícios Espirituais, com uma metodologia que permitirá a todos e todas os e as presentes mergulharem em um tempo de oração pessoal, em que cada um e uma pode fortalecer sua relação com Deus.
A Jornada Inaciana é uma experiência abundante que acontece ao longo de nove dias, sempre no período de férias (janeiro ou julho), e proporciona aos jovens diversos momentos de formação, espiritualidade e convivência, incluindo formação humana, voluntariado, inserção sociocultural, vivência socioambiental, peregrinação, inserção pastoral e exercícios espirituais. Além disso, são oferecidas atividades integrativas, lúdicas e culturais para complementar essa experiência MAGIS.
O 20 de novembro foi escolhido como dia da Consciência Negra por ser a data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, maior reduto de resistência à escravidão do período colonial. Esta data ganhou força a partir dos anos 70, quando foi assumida pelo Movimento Negro Unificado, sendo um marco na luta e resistência ao racismo e visibilizando a necessidade da criação de políticas públicas de igualdade e equidade racial. Em referência a esta data, o CIJ promove anualmente o Sarau Reexistência, ação que celebra a vida e a reexistência das juventudes negras, refletindo a partir da potencialidade da linguagem e da expressão artística sobre a realidade que estas juventudes experimentam e denunciando aquilo que ameaça sua dignidade.
O Programa MAGIS Brasil e o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), todo mês de março, promovem a ação apostólica “Pela Vida de Todas As Mulheres”. O Centro Magis Inaciano da Juventude abraça essa campanha, a partir do Eixo de Voluntariado e Inserção Sociocultural, lançando luz na juventude como agente transformador de realidades que tem o potencial de promover a mudança cultural na sociedade, com vista à formação de novos valores e atitudes em relação à autonomia e empoderamento das mulheres, incentivando a conscientização, o fortalecimento da participação social na promoção da igualdade de gênero e do combate a todas as formas de discriminação baseadas no gênero, estimulando a organização de atenção às mulheres, jovens e adolescentes e a promoção de ações de prevenção e de reflexão das formas de violência contra as mulheres na sociedade, com a amplificação da discussão sobre o tema com a juventude para colaborar na missão de fomento da dignidade da mulher. As ações vão desde arrecadação de absorventes e materiais de higiene pessoal em situação de vulnerabilidade social até ciclos formativos para debates de temas importantes como violência doméstica.
Esse projeto tem o propósito de promover reflexões sobre as realidades juvenis contemporâneas e sobre os desafios e oportunidades atuais para o trabalho junto às juventudes. São encontros participativos, que preze sempre pelo diálogo e pelo olhar que parte da perspectiva de jovens. Diferentes formatos metodológicos compõem a programação: vivências; debate; arte e convivência.
Reconhecemos que a saúde mental é um pilar essencial para o pleno desenvolvimento dos e das jovens. Nessa fase da vida, são enfrentados desafios únicos que podem impactar emocionalmente um ser humano. Pensando nisso, nasceu essa valiosa iniciativa promovida pelo Centro MAGIS Inaciano da Juventude. Nosso objetivo é oferecer aos jovens um ambiente acolhedor, onde possam encontrar escuta atenta, orientação e acompanhamento, contribuindo para o bem-estar emocional e mental da nossa juventude. No “Seminário Juventude e Saúde Mental,” geralmente contamos com palestras, rodas de conversa, dinâmicas, momentos de yoga e meditação, conduzidos por profissionais experientes no campo da saúde mental e juventude.
Considerando que todos os eixos são transversais, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) abraça a justiça socioambiental como parte essencial de sua rotina diária. Por meio do Compromisso Caburé, nosso compromisso é adotar práticas sustentáveis para minimizar o impacto no meio ambiente.
Aqui, evitamos o uso de descartáveis tanto no expediente quanto nas atividades realizadas. No CIJ, incentivamos uma cultura de consciência ambiental, promovendo medidas que tornem nossas instalações mais sustentáveis. Nos quartos e banheiros, existem avisos constantes para apagar luzes, verificar torneiras e desligar ventiladores quando não estiverem em uso. Além disso, todas as lâmpadas foram substituídas por LED em todos os cômodos, enquanto alguns ambientes externos possuem iluminação solar, priorizando a energia limpa e renovável, além de sensor de presença em outros. Estimamos que nos próximos anos consigamos gerar toda a energia do Centro através do sol.
Acreditamos no poder da educação como agente de mudança. Por isso, especialmente em momentos com grande fluxo de pessoas, propomos conscientização sobre coleta seletiva. Buscamos inspirar os jovens a se tornarem agentes de transformação em suas realidades, levando consigo a consciência e o compromisso com o meio ambiente.
Meio essencial para o crescimento integral dos e das jovens. Temos o ensejo de oferecer uma abordagem compreensiva e empática, considerando as diferentes dimensões da vida de cada jovem, sejam elas espirituais, emocionais ou vocacionais. No Acompanhamento Espiritual, criamos um ambiente de acolhimento, onde os jovens podem compartilhar suas experiências, dúvidas e inquietações espirituais, geralmente a partir de suas vivências com Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana. Já no Acompanhamento Vocacional, buscamos auxiliar os e as jovens nesse processo de discernimento, ajudando-os a identificar e a encontrar um caminho que esteja alinhado com suas aspirações.
A Igreja do Brasil, por meio da CNBB, propôs o 3º Ano Vocacional do Brasil, a ser vivido entre 20 de novembro de 2022 e 26 de novembro de 2023, tendo como tema: Vocação: Graça e Missão, e como lema inspirador: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33). Em meio ao Ano e ao mês vocacional, tradicionalmente celebrado em agosto, o CIJ idealizou uma ação que evidenciasse essa temática e sua proposta reflexivo-celebrativa. A
“Provocação” é uma atividade de cunho vocacional que faz parte da programação do CIJ desde seus primórdios, sempre adaptando suas metodologias à realidade e aos anseios da equipe responsável por essa missão, composta geralmente por leigos, religiosos e religiosas.
Sempre buscando ser mais para os demais, tanto o Centro MAGIS Inaciano da Juventude quanto o Programa MAGIS Brasil, que se articula como rede e serviço, oferecem assessoria tanto dentro quanto fora dessa rede abrangendo temas relacionados à juventude, questões sociais e espiritualidade. Essas assessoria são fornecidas para e com grupos e movimentos juvenis, paróquias, congregações religiosas, pastorais, escolas, universidades e outros contextos. Essa é uma expressão do compromisso apostólico do Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) junto às juventudes de Fortaleza, do Ceará e do Nordeste..
Uma frente apostólica é uma rede que reúne um conjunto de obras que têm uma mesma missão em comum. Dentro da Província dos Jesuítas do Brasil, há algumas outras frentes apostólicas. Já o trabalho com juventudes e vocações articulado em rede abrange centros e espaços MAGIS, paróquias, colégios, fé e alegria e movimentos juvenis. O Centro MAGIS Inaciano da Juventude é o responsável por essa irradiação no Nordeste brasileiro, sempre propondo ambientes de diálogo e escuta por meio de reuniões, fóruns, vivências e experiências.
Anualmente, jovens do Ceará, Bahia e Piauí vivenciam a Semana Santa junto ao povo de Deus no Piauí. O propósito é ajudá-los a refletir sobre o verdadeiro significado da Semana Santa e a compreender a importância de celebrar a Páscoa na vida cristã. Uma oportunidade para que eles e elas se conectem com outros jovens, crianças, adultos e idosos, compartilhando suas experiências de fé. A Semana Santa Jovem é organizada pela Congregação das Filhas de Jesus com nossa colaboração direta.
Nada representa a riqueza cultural do Nordeste como uma autêntica festa junina. Estes eventos são marcados por homenagens aos santos, especialmente São Pedro, Santo Antônio e, acima de tudo, São João. No entanto, aqui, para além dessas figuras, também celebramos a presença de Santo Inácio de Loyola. Há mais de uma década, cultivamos com orgulho a tradição junina, com inúmeras edições regadas de muita música, dança, brincadeiras e comidinhas típicas.
O Encontro de Colaboradores e Colaboradoras é destinado para voluntários e funcionários do CIJ, onde é um ambiente propício a fortalecer nosso espírito de comunidade e cooperação apostólica. Nele, nos reunimos para vivenciar momentos de espiritualidade, partilha de experiências e reflexões conjuntas. É um espaço onde sonhamos não apenas com o futuro do CIJ, mas também com nossas trajetórias pessoais, tudo isso com o olhar voltado para a colaboração na missão do Cristo Amigo.
À luz do Deus-menino, que simboliza esperança, alegria e resistência, celebramos o amor que se encarnou e viveu entre nós. Esta confraternização de fim de ano representa o encerramento das atividades do nosso ano pastoral. É um momento para expressar gratidão por nossa missão, além de comemorar o aniversário de nosso lançamento.
A Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL é um serviço da Companhia de Jesus que articula, promove e acompanha ações apostólicas com jovens em todo o território nacional.
Ela oferece experiências, formação e acompanhamento para os ajudar a construir um projeto de vida cheio de esperança a serviço da fé e promoção da justiça, formando homens e mulheres para os demais. Isso acontece em espaços como Centros e espaços de Juventudes, paróquias, escolas, universidades, coletivos etc.