“Percebi que nada é pequeno no Amor, nem mesmo eu que, incrivelmente, fui acolhido na companhia desse Amor.” (P. Odair Durau, SJ)
O Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) finalizou o Ciclo de Exercícios Espirituais em Etapas de 2024. Nos dias 18 e 20 de outubro, ocorreu a quinta etapa dos EEJ, na qual dezoito jovens tiveram a oportunidade de vivenciar a terceira e quarta semanas dos Exercícios Espirituais, além da Contemplação para Alcançar Amor, refletindo sobre a Paixão de Cristo e experimentando a alegria de Sua ressurreição.
Nos últimos três anos, com o objetivo de oferecer maior acessibilidade, viabilidade financeira e continuidade para os e as participantes, o CIJ adotou uma abordagem um pouco diferente das realizadas por outros centros e espaços no Brasil. Foram propostos seis finais de semana de Exercícios Espirituais em Etapas ao longo do ano em suas próprias instalações, com uma data extra para a primeira etapa. Esta foi a primeira vez que um número significativo de participantes conseguiu completar todo o itinerário.
Assim como os dons e graças, a partilha dos frutos colhidos também faz parte da dinâmica dos Exercícios Espirituais. Sobre sua experiência ao vivenciar esse caminho dos EEJ, o jovem Natan Leão expressa: “Os Exercícios Espirituais foram a porta de acesso a um profundo encontro de reconciliação, ressignificação e compromisso com Deus, que é cheio de amor e vida… Viver essa experiência é uma dádiva que me orgulha e me motiva a desejar que outras pessoas também a vivenciem. Após as etapas, ‘retorno’ ao mundo (lugar sagrado) melhor, mais consciente e contemplativo na ação.” Relatou Natan, que, mesmo com sua mobilidade bastante reduzida, ocasionada por um acidente recente, fez questão de estar presente nesta quinta etapa.
Com a realização da quinta e última etapa, encerrou-se o ciclo dos Exercícios Espirituais em Etapas para Jovens de 2024 no CIJ. Agora, como contemplativos(as) na ação, os e as jovens participantes foram enviados(as) a continuar encontrando, amando e servindo a Deus em suas vidas cotidianas e chamados a vivenciarem outras experiências através da espiritualidade inaciana.