Aline Braga via CIJ
Representatividade feminina e equidade cada vez em mais espaços são algo que, gradativamente, precisam ser discutidos, pautados e conquistados
Com o desejo de dar maior visibilidade à mulher e gerar promoção de vida e equidade de gênero, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) promoveu, no sábado (09/03), uma ação integrante da campanha nacional da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, “Pela Vida de Todas as Mulheres”. A atividade consistiu em uma formação sobre Violência Política de Gênero: Reconhecimento, Visibilidade e Instrumentos de Combate. Conduzida pela colaboradora Mayara Fonseca e pela pesquisadora política Adriana Alcântara, nossa convidada, a formação proporcionou um momento enriquecedor de diálogo e partilha. Mais de 30 pessoas, em sua maioria mulheres, conversaram sobre os desafios enfrentados por aquelas que buscam maior envolvimento político, seja de forma direta ou indireta.
Durante sua apresentação, Adriana enfatizou que as mulheres constituem a maioria do eleitorado brasileiro, mas ainda sofrem com a baixa representatividade política. Segundo ela, “a gente precisa ter mulheres que representam mais mulheres. Mulheres cis, mulheres negras, mulheres trans, mulheres lésbicas, todas precisam ser representadas. A primeira coisa que a gente tem que fazer é se sensibilizar com o que está conhecendo”. Além disso, ela refletiu sobre a importância de momentos como esse, que estimulam um pensamento crítico sobre a realidade política, destacando que “se temos mulheres politicamente formadas, será um ganho contar com elas na câmara.”