“Só o amor misericordioso de Deus nos reconstrói por dentro, destrava nossa vida e nos abre em direção a um amplo horizonte de sentido” (Pe. Adroaldo Palaoro, SJ).
Entre os dias 04 e 06 de abril, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) realizou a Etapa 2 dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ). Esta experiência deu continuidade ao itinerário iniciado em fevereiro com a 1ª Etapa, em consonância com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, especialmente no que diz respeito ao acompanhamento das juventudes na construção do seu projeto de vida e à apresentação do caminho para Deus por meio dos Exercícios Espirituais.
Nesta segunda etapa, os participantes foram conduzidos pela experiência da Primeira Semana dos Exercícios Espirituais, um momento profundo de oração sobre a relação pessoal e social com o mal e o pecado — compreendidos como uma negação do sonho de Deus para a humanidade, expresso no Princípio e Fundamento. A proposta levou os jovens a experimentar o amor misericordioso de Deus, que perdoa, resgata e ajuda a ordenar a vida em direção a Ele. Ao todo, 16 jovens das cidades de Barreira, Caucaia, Crato, Fortaleza e Russas participaram desta vivência transformadora.
Um dos participantes, Glauber Santiago, compartilhou os frutos colhidos durante o retiro: “Melhor conhecimento de minhas fragilidades e pontos que devem ser refletidos para serem melhorados, desejo de uma atuação dentro das realidades apresentadas na Igreja e sociedade de forma mais convicta.” O testemunho de Glauber revela a profundidade e o impacto da experiência espiritual vivida, alinhada com a proposta dos EEJ de proporcionar uma experiência pessoal de Deus e o amadurecimento da fé.
O itinerário dos EEJ no CIJ continua com a Etapa 3, que será realizada entre os dias 13 e 15 de junho. A jornada segue firme, fortalecendo os jovens no caminho de discernimento, amadurecimento espiritual e compromisso com a pessoa de Jesus e o Reino de Deus que Ele anuncia.


