Entre 10 e 12 de outubro, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) esteve imerso em atividades formativas e espirituais, envolvendo jovens em Fortaleza e Capistrano/CE. O fim de semana foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso com a missão de acompanhar as juventudes na fé e na construção de um futuro mais justo e solidário
Geovane Castro e Aline Braga via Centro Inaciano de Juventude
O Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) viveu um fim de semana intenso de presença e colaboração junto às juventudes do Ceará, entre os dias 10 e 12 de outubro.
Entre os dias 10 e 12, o CIJ colaborou com o Retiro da Crisma da Paróquia Cristo Rei, realizado no bairro Cambeba, em Fortaleza, em parceria com a equipe de catequistas, o grupo de jovens Ubuntu, as Irmãs Josefinas e as Filhas de Jesus. O encontro, que teve como tema “Já não vos chamo de servos, mas de amigos” (Jo 15,15), contou com a presença do Pe. Jobson Ramo, SJ, diretor do CIJ, que colaborou na preparação e na condução dos momentos do retiro.
No dia 11, o CIJ acolheu a turma de Crisma do Colégio Santo Inácio, cujo retiro teve como inspiração “Reaviva o dom de Deus que está em ti” (2Tm 1,6). O pastoralista Geovane Castro esteve presente, assessorando um dos momentos do encontro e promovendo uma reflexão sobre “Crisma: Confirmação e Compromisso – Ser discípulo missionário”.
Na tarde do mesmo dia 11, aconteceu o quarto Encontro de Colaboradores e Colaboradoras do CIJ. O momento foi dedicado a fazer memória do caminho percorrido no primeiro semestre de 2025, avaliar as atividades desenvolvidas e planejar as ações para 2026, fortalecendo o compromisso conjunto na missão de acompanhar e servir às juventudes.
Já no dia 12, o CIJ esteve presente no Dia Nacional da Juventude (DNJ) da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Capistrano/CE (Diocese de Quixadá), colaborando com o momento formativo do encontro. O CIJ assessorou a palestra “Juventude e Ecologia Integral”, conduzida pelo colaborador voluntário Thiago Silveira, e ofereceu duas oficinas: “Sementes de transformação: juventudes, políticas públicas e meio ambiente”, conduzida pelo pastoralista Geovane Castro, e “Fotografia: um olhar que cuida”, animada pela pastoralista Aline Braga. O evento reuniu cerca de 200 jovens, em um dia marcado por celebração, partilha e esperança.
O fim de semana foi marcado por intensa presença e atuação do CIJ junto às juventudes do Ceará. Cada encontro foi uma oportunidade de renovar o compromisso com a missão de acompanhar os jovens em seus caminhos de fé, discernimento e serviço, fortalecendo a esperança na construção de um futuro mais justo, solidário e cheio de esperança.


