GAVI aconteceu em Maio

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Nos dias 17 e 18 de maio, aconteceu mais um encontro do GAVI – Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano –, reunindo oito jovens vocacionados de diferentes localidades do Ceará: Fortaleza, Russas, Jaguaruana, Acopiara, Quixadá e Crato. O encontro aconteceu em Fortaleza e foi marcado por um ambiente de fraternidade, partilha e busca sincera pela vontade de Deus.

O GAVI é um espaço que oferece acompanhamento, escuta e formação para jovens que desejam discernir mais profundamente os apelos vocacionais de Deus em suas vidas, à luz da espiritualidade inaciana. A cada mês, um tema orienta a experiência do grupo, sempre com base na vida de Santo Inácio de Loyola e nos processos próprios do discernimento vocacional.

Neste mês de maio, o tema do encontro foi “Loyola: lugar de escuta interior, discernimento e transformação”, inspirado no momento em que Inácio, ferido na batalha de Pamplona, passa um longo tempo de convalescença em Loyola. Esse episódio, marcado pelo silêncio, pela escuta interior e por profundas transformações, ofereceu aos jovens uma oportunidade de refletir sobre suas próprias experiências de mudança e de abertura à vontade de Deus.

A programação teve início no sábado à tarde, com a participação dos vocacionados no Trocando Ideias, atividade promovida pelo Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), que abordou o tema Identidades Juvenis. A reflexão sobre identidade, juventude e projeto de vida contribuiu para que os jovens percebessem como a Companhia de Jesus pode ser uma resposta possível e fecunda dentro do seu caminho vocacional.

A noite de sábado foi dedicada à convivência fraterna, momento importante para o fortalecimento dos laços entre os vocacionados. No domingo, a programação iniciou com uma oração comunitária, seguida de um tempo de oração pessoal. Em seguida, o grupo participou de um momento de partilha a partir do tema do encontro, aprofundando o que significa Loyola na caminhada vocacional de cada um. O encerramento se deu com a celebração da Eucaristia e o almoço partilhado com os jesuítas idosos na Casa de Saúde e Bem-Estar, proporcionando uma rica troca de experiências e um belo testemunho de fidelidade à vocação.

“Esse foi meu primeiro GAVI e gostei muito. Nesse encontro, pude me sentir profundamente tocado pela história de Inácio em Loyola. Assim como ele, também percebo que Deus me chama a transformar minha vida em caminho de discernimento e entrega. Sinto que não estou sozinho nessa busca”, partilhou Lucas, 21 anos, de Quixadá.

O GAVI segue sendo sinal de esperança e caminho de discernimento para jovens que sentem no coração o desejo de seguir mais de perto Jesus Cristo, à maneira de Inácio de Loyola.

Horizontes Vocacionais

Horizontes Vocacionais Tema: Peregrinos porque chamados Lema: “A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5) “Peregrinos porque chamados” é um convite para jovens que sentem no coração o desejo de dar um passo a mais na escuta da vocação à vida religiosa. Este encontro quer ser um […]

Projeto Farol

O farol é sinal de segurança e esperança que ilumina, aponta o caminho, orienta… O Projeto Farol é um itinerário de três etapas que ilumina, orienta e aponta o caminho para que jovens elaborem seus projetos de vida inspirados no modo de ser e proceder de Jesus, conhecendo mais a si próprio e a conjuntura […]

“Deus nos convida a acolher nossa vida como dom e tarefa”

Tendo este tema como provocação, 12 participantes rezaram o Projeto de Vida em retiro promovido pelo CIJ Entre os dias 18 e 20 de julho, 12 participantes das cidades de Fortaleza, Russas, Iguatu, Crato, Quixadá e Quixeramobim, vivenciaram o Retiro Projeto de Vida realizado pelo Centro MAGIS Inaciano da Juventude. A proposta desta experiência está […]

CIJ Acolhe Jovens Espanhóis em Experiência de Voluntariado no Ceará

Nos dias 28 e 29 de julho, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), recebeu 8 jovens da Espanha que vieram ao Ceará para realizar um mês de voluntariado no Fé e Alegria de Vazantes. No sábado, o CIJ organizou um momento de convivência e integração […]