Acolhida, integração e oração pessoal foram os momentos centrais da atividade
Nos dias 17 e 18 de agosto, realizou-se, no Centro Magis Inaciano da Juventude, em Fortaleza, o Horizontes Vocacionais 2025. Com o tema “Peregrinos porque chamados” e iluminado pelo lema de São Paulo — “A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5) —, o encontro integrou a programação do Mês Vocacional, tempo especial em que toda a Igreja é convidada a refletir, rezar e celebrar a riqueza e a diversidade das vocações.
Reunindo 21 jovens de Fortaleza e de outras cidades do Ceará, o encontro foi um convite especial para aqueles que se encontram inquietos vocacionalmente, desejosos de escutar a voz de Deus e discernir os caminhos de sua vida. Inspirado pela espiritualidade dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, o Horizontes Vocacionais ofereceu aos participantes um espaço de oração, silêncio, partilha e convivência, ajudando cada jovem a reconhecer os sinais de Deus que ressoam no coração.
O encontro teve início no sábado à tarde, com momentos de acolhida, integração e oração pessoal em torno do tema. À noite, os jovens participaram de um lucernário vocacional, na Paróquia Cristo Rei, celebrado como expressão de fé, esperança e entrega ao chamado de Deus.
No domingo, aconteceram rodas de conversa sobre diferentes temáticas ligadas à vida religiosa consagrada e ao ministério ordenado, abrindo espaço para diálogo sincero sobre os medos, dúvidas e curiosidades que acompanham o discernimento vocacional. O encontro foi concluído com a celebração da Eucaristia, momento de ação de graças pela caminhada realizada.
O encontro foi enriquecido pela colaboração de diversas congregações religiosas — Jesuítas, Filhas de Jesus, Irmãs Salvatorianas, Irmãs de Santa Teresa, Nova Jerusalém, Agostinianos — além de seminaristas da Arquidiocese de Fortaleza, que testemunharam, com alegria e simplicidade, a diversidade de carismas na Igreja. Num mundo que tantas vezes fecha caminhos e semeia desesperança, o Horizontes Vocacionais desejou ser uma travessia de esperança. Como recordou o Papa Francisco: “Cristo vive e quer-te vivo” (Christus Vivit, 1). Cremos que Deus continua a derramar Seu amor em nossos corações, tornando-nos peregrinos da fé e do chamado



