Segundo módulo da Formação para acompanhar jovens na construção de um futuro cheio de esperança

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Nos dias 12 e 13 de outubro, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), em parceria com o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional Ceará, realizou o segundo módulo da formação para acompanhar os jovens na construção de um futuro cheio de esperança em 2024.

A atividade contou com educadores/as, catequistas, clérigos, religiosas/os, pais e jovens líderes, pessoas que, sobretudo, acompanham jovens em âmbito pastoral, espiritual e vocacional. O módulo foi dividido em três blocos, onde em cada turno ocorreu a apresentação do tema, momentos de diálogo sobre o assunto entre os participantes em grupos menores, e posterior síntese e partilha do aprendizado.

Os facilitadores deste módulo foram o Pe. Isaías Gomes, SJ, coordenador pastoral do Colégio Santo Inácio (CE) e articulador do Movimento Afro SJ; o professor Wilson Eduardo Cavalcante, médico psiquiatra e especialista em saúde mental, sexologia e saúde coletiva; e a professora Silvia Maria Vieira dos Santos, doutora em história e educação com ênfase em africanidades, gênero, juventudes e direitos humanos.
Ao abordar a relação entre projeto de vida e os marcadores sociais da diferença, Silvia Maria ressaltou: “É preciso entender que cada sujeito é único. Temos que compreender os marcadores sociais de cada jovem, especialmente as questões de gênero… Historicamente, crescemos com construções de masculinidade e feminilidade que se tornaram padrões e estereótipos. Para colaborar na construção do projeto de vida desses jovens, é necessário reconhecer que vivemos em uma sociedade desigual e, portanto, romper com esses padrões para alcançarmos um mundo onde exista igualdade de gênero.”

A Irmã Gisele Maria, FI, que também participou do final de semana formativo, ponderou: “O mais significativo, a partir das provocações dos diferentes temas, será começar esse processo por mim mesma: ter um olhar diferente e acolhedor para essas questões que atravessam o cotidiano. Esse foi e será o exercício mais importante do processo de formação e acompanhamento das juventudes. Perceber que tudo parte de um processo de crescimento e amadurecimento da identidade. Reeducar e purificar os sentidos, para ser apoio, instrumento de liberdade e fator de proteção no meu trabalho com as juventudes.”

A construção de um projeto de vida representa um desafio significativo para os jovens. No entanto, tornar esse projeto realidade exige atenção, cuidado e acompanhamento. O Centro MAGIS Inaciano da Juventude assume esse compromisso de forma orgânica, como uma obra dedicada à juventude. Contudo, entendemos que precisamos cada vez mais contribuir de forma qualificada com aqueles e aquelas que estão na linha de frente, formando e colaborando com os projetos de vida das juventudes. Para o próximo ano, a formação continuará com mais módulos e contribuições, abordando temáticas ainda mais relevantes.

CIJ participa de reunião da Comissão Regional Pastoral para a Juventude do Regional Nordeste 1 da CNBB

Reunião marcou um novo passo na caminhada conjunta das juventudes do Regional NE1, com planejamento, partilha e renovação da Equipe Executiva

CIJ acolhe grupo Peregrinos do Colégio Santo Inácio

No dia 04 de novembro, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) acolheu o grupo Peregrinos do Colégio Santo Inácio para um momento de encontro, oração e partilha

Sarau Reexistência 2025

Sarau Reexistência Reexistir com fé e arte: a voz das periferias negras O Sarau Reexistência é uma celebração da vida, da arte e da luta do povo negro, especialmente das juventudes negras, que seguem reexistindo com força, beleza e esperança. Realizado pelo Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), em Fortaleza (CE), em parceria com a […]

Jornada Inaciana para Jovens 2025

“Em Companhia, somos peregrinos de esperança” A Jornada Inaciana para Jovens é uma experiência espiritual e formativa inspirada na vida e nos passos de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Ao longo de cinco dias, jovens de diferentes lugares se reúnirão para rezar, conviver, servir e discernir, num caminho que une fé, […]