SER+ CIJ

Diante dos sonhos e desafios, que marcam as juventudes do nosso tempo, temos consciência de que o bom êxito dessa missão assumida dar-se-á no entrelaçamento da graça de Deus, convite constante, e da nossa colaboração, fragilidade empolgada. Sentimos crescer o apelo para o trabalho em rede, como corpo apostólico, chamado pelo Senhor, unido pela ação do Espírito Santo e enviado pelo Filho Amado.

Plano Apostólico Centro MAGIS Inaciano da Juventude (2023 – 2026).

Parresia é um termo traduzido do grego que quer dizer “liberdade de dizer tudo”. No contexto cristão, também é compreendido como um mover do Espírito Santo que impulsiona o cristão a enfrentar com ousadia a missão confiada por Deus. Essa missão surge da busca pela justiça social e de uma práxis libertadora. 

Um diferencial do Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) é o seu compromisso em abordar temáticas e dialogar com áreas que ainda são tabus dentro do segmento cristão, de maneira ampla e inclusiva. Entre elas destacam-se: 

Diálogo Inter-religioso

Valorizamos o respeito e a compreensão mútua entre diferentes tradições religiosas, promovendo o diálogo e a construção de pontes entre crenças diversas. 

Protagonismo Feminino

Reconhecemos a importância e o papel ativo das mulheres em nossa sociedade e dentro da Igreja, buscando promover sua participação e liderança em diversas esferas. A ação apostólica “Pela Vida de Todas As Mulheres”, reforça ainda mais esse viés.

Inserção e Acolhimento de Grupos LGBTQ+

No CIJ, há a acolhida e o respeito a todas as orientações sexuais e identidades de gênero, sempre na busca de construir uma comunidade inclusiva e amorosa. Afetividade e sexualidade são temáticas juvenis que precisam ser cada vez mais abordadas. Aqui, propiciamos momentos para discussão e reflexão sobre esses assuntos, visando o crescimento e o respeito mútuo.

Prevenção do Suicídio e Saúde Mental

Priorizamos a conscientização sobre a importância da saúde mental e da prevenção do suicídio, é importante aqui desenvolver temáticas que vão de encontro ao bem viver.

Causas Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhas

Comprometemo-nos a apoiar, nos inserir e colaborar com projetos e ações que busquem preservar a cultura e os direitos das comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Juventude Empobrecida e Marginalizada

Colocamos a juventude em situação de vulnerabilidade como prioridade, buscando maneiras de dinamizar temáticas que abordem suas realidades e busquem soluções para melhorar suas condições de vida. Assim como viabilizar caminhos para que eles estejam em nossas atividades.

Colaboração com Pastorais Sociais

Somamos esforços e desejamos estreitar ainda mais laços com as pastorais sociais que atuam em diversas frentes, como juventudes, migrantes, crianças, pessoas encarceradas e em situação de rua, buscando ser agentes de transformação e justiça social.

Fale conosco

Tire suas dúvidas.