“Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.” – Paulo Freire.
No último sábado (27/04), o Centro MAGIS Inaciano promoveu o “Trocando Ideias: diálogos sobre realidades juvenis de nosso tempo”. Uma ação que tem o propósito de promover reflexões sobre as realidades juvenis contemporâneas, com destaque para os desafios e as oportunidades atuais para o trabalho com jovens.
Na edição deste ano, foi pensada uma temática que envolvesse a compreensão da educação na visão da gestão pública e dos/as jovens estudantes, sobre o lugar e influência da educação nos projetos de vida das juventudes, assim como o papel daqueles e daquelas que têm a responsabilidade de acompanhar as juventudes ao longo desse caminho. Jovens, adultos, adolescentes, professores e religiosas participaram da atividade.
A programação do “Trocando Ideias” foi provocada e permeada através da conferência com a professora Dra. Verônica Salgueiro e apresentada pela professora Ma. Kemilly Ventura. Que enfatizaram sobre o assunto aprofundado que: “O projeto de vida é caminho e não fim… é importante estar sempre atentos e atentas percebendo as oportunidades”. Destacou Verônica. Já Kemilly nos diz que: “O nosso lugar de conhecimento é um lugar de segurança. Se a gente quer realmente contribuir com as juventudes a educação é um caminho.”
O segundo e terceiro momentos da atividade foram propriamente a Troca de Ideias em pequenos grupos e em seguida a explanação e partilha da síntese das conversas no grupo maior.
Através desta e de outras ações o CIJ assume e continua cada vez mais buscando fomentar espaços como esse, priorizando o diálogo, o aprendizado e a escuta para e junto às juventudes e pessoas que também são responsáveis por trabalhar e acompanhar jovens.