Atividade teve como finalidade promover a escuta de jovens e o diálogo entre diferentes atores do campo das juventudes
No último sábado, dia 17 de maio, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude realizou o Trocando Ideias: diálogos sobre as realidades juvenis de nosso tempo. Esta é uma ação de cunho formativo que visa promover reflexões sobre as realidades juvenis contemporâneas, com destaque para os desafios e as oportunidades atuais para o trabalho com jovens. A atividade está ligada a uma das preferências apostólicas do CIJ que visa o estudo e a formação sobre as juventudes.
A atividade iniciou com uma fala de acolhida do Diretor do CIJ, Diácono Jobson Ramos, SJ, que também introduziu os participantes na proposta da atividade. Deu-se sequência com uma dinamização introdutória ao tema, chamada Entrelaços da vida, na qual os e as participantes tiveram a oportunidade de experimentar diferentes pertenças que partilham com outras pessoas e que implicam em uma diversidade de identidades.
O Trocando Ideias seguiu com uma mesa-redonda que abordou o tema “a construção das identidades juvenis em um mundo plural”. Participaram da mesa a jovem Nicole Maria Cavalcante, graduanda em Gestão de Políticas Públicas na Universidade Federal do Ceará e assessora técnica do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, o jovem Italo Morais, secretário nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular, e Sara Guerra, doutora em psicologia e docente da pós-graduação na Universidade de Fortaleza. Por fim, os e as presentes puderam ainda dialogar e trocar experiências em pequenas rodas de conversa acerca de recortes temáticos específicos relacionados à construção da identidade juvenil.
Por meio deste encontro, quem atua junto a jovens foi sensibilizado/a a olhar para as diferentes realidades que as juventudes experimentam e que impacta na sua construção de identidade, em especial aquelas vulnerabilizadas e expostas a diversas situações de violência, foi chamada atenção aos espaços religiosos e sua capacidade de acolhida à diversidade inerente a esta mesma juventude, e finalmente foram oferecidas ferramentas para o acompanhamento de jovens com destaque para aspectos importantes do processo de construção identitário.





