Primeiro módulo da Formação para acompanhar jovens na construção de um futuro cheio de esperança é realizado no CIJ.

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

“Não existe acompanhamento verdadeiro se não houver confiança”, Pe. Marcos Venturini, SJ

Nos dias 16 e 17 de setembro, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), em parceria com o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional Ceará, realizou o primeiro módulo da Formação para acompanhar jovens na construção de um futuro cheio de esperança. Foi na busca da aproximação com confiança que a temática trabalhada neste primeiro módulo foi “Juventude e Saúde Mental: Desafios Atuais no Acompanhamento”. O objetivo principal era fomentar a reflexão e compreensão dos processos psicossociais de adolescentes e jovens, com foco na fragilização da saúde mental no período pós-pandemia.

A atividade contou com educadores/as, catequistas, clérigos, religiosas/os, pais e jovens líderes, pessoas que, sobretudo, acompanham jovens em âmbito pastoral, espiritual e vocacional. O módulo foi dividido em três blocos, onde em cada turno ocorreu a apresentação do tema, momentos de diálogo sobre o assunto entre os participantes em grupos menores, e posterior síntese e partilha do aprendizado.
Os facilitadores convidados foram Ivan Rodrigues e Silva, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde; Vicente Linhares, Psiquiatra; e Adriana Morais Gurjão, Psicóloga e Terapeuta Familiar.

Durante a formação, podemos destacar a importância de ampliar ainda mais o diálogo com os e as jovens: “Cabe a nós, que estamos acompanhando os jovens, dialogar e cuidar para respeitar a individualidade de cada um deles e auxiliar nesse processo de construção tão complexo e ambíguo que é essa fase, para que a luz de cada um possa brilhar e eles possam se tornar a melhor versão de si mesmos”, enfatizou Adriana Morais Gurjão.

Foram dois dias de troca de conhecimentos e compartilhamento de experiências. Ir. Navegantes, que participou do módulo, enfatiza a relevância do autoconhecimento: “O autoconhecimento de si mesma permite ouvir os jovens com amor e atenção, identificando onde eles precisam de ajuda e qual direção seguir, seja na orientação espiritual ou no acompanhamento psicológico, entre outras possibilidades.” “O autoconhecimento de si mesma permite ouvir os jovens com amor e atenção, identificando onde eles precisam de ajuda e qual direção seguir, seja na orientação espiritual ou no acompanhamento psicológico, entre outras possibilidades.” Navegantes também destaca o valor de respeitar as diferenças dos jovens, ajudando a compreender melhor o caminho da missão de cada um e cada uma.

Nosso ciclo de conhecimento continua, e em outubro teremos mais um módulo da Formação para acompanhar jovens na construção de um futuro cheio de esperança. A próxima temática será “Juventude e Projeto de Vida: Construir um Futuro Cheio de Esperança.”

CIJ acolhe grupo Peregrinos do Colégio Santo Inácio

No dia 04 de novembro, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) acolheu o grupo Peregrinos do Colégio Santo Inácio para um momento de encontro, oração e partilha

Sarau Reexistência 2025

Sarau Reexistência Reexistir com fé e arte: a voz das periferias negras O Sarau Reexistência é uma celebração da vida, da arte e da luta do povo negro, especialmente das juventudes negras, que seguem reexistindo com força, beleza e esperança. Realizado pelo Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), em Fortaleza (CE), em parceria com a […]

Jornada Inaciana para Jovens 2025

“Em Companhia, somos peregrinos de esperança” A Jornada Inaciana para Jovens é uma experiência espiritual e formativa inspirada na vida e nos passos de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Ao longo de cinco dias, jovens de diferentes lugares se reúnirão para rezar, conviver, servir e discernir, num caminho que une fé, […]

GAVI Ceará realiza encontro formativo e vivencial no CIJ

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) do Ceará promoveu mais um encontro formativo no Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), reunindo 14 vocacionados das cidades de Fortaleza, Quixadá, Russas, Jaguaruana, Crato e Iguatu. A atividade foi marcada por momentos de formação, convivência e oração