Primeiro módulo da Formação para acompanhar jovens na construção de um futuro cheio de esperança é realizado no CIJ.

Compartilhe
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

“Não existe acompanhamento verdadeiro se não houver confiança”, Pe. Marcos Venturini, SJ

Nos dias 16 e 17 de setembro, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ), em parceria com o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional Ceará, realizou o primeiro módulo da Formação para acompanhar jovens na construção de um futuro cheio de esperança. Foi na busca da aproximação com confiança que a temática trabalhada neste primeiro módulo foi “Juventude e Saúde Mental: Desafios Atuais no Acompanhamento”. O objetivo principal era fomentar a reflexão e compreensão dos processos psicossociais de adolescentes e jovens, com foco na fragilização da saúde mental no período pós-pandemia.

A atividade contou com educadores/as, catequistas, clérigos, religiosas/os, pais e jovens líderes, pessoas que, sobretudo, acompanham jovens em âmbito pastoral, espiritual e vocacional. O módulo foi dividido em três blocos, onde em cada turno ocorreu a apresentação do tema, momentos de diálogo sobre o assunto entre os participantes em grupos menores, e posterior síntese e partilha do aprendizado.
Os facilitadores convidados foram Ivan Rodrigues e Silva, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde; Vicente Linhares, Psiquiatra; e Adriana Morais Gurjão, Psicóloga e Terapeuta Familiar.

Durante a formação, podemos destacar a importância de ampliar ainda mais o diálogo com os e as jovens: “Cabe a nós, que estamos acompanhando os jovens, dialogar e cuidar para respeitar a individualidade de cada um deles e auxiliar nesse processo de construção tão complexo e ambíguo que é essa fase, para que a luz de cada um possa brilhar e eles possam se tornar a melhor versão de si mesmos”, enfatizou Adriana Morais Gurjão.

Foram dois dias de troca de conhecimentos e compartilhamento de experiências. Ir. Navegantes, que participou do módulo, enfatiza a relevância do autoconhecimento: “O autoconhecimento de si mesma permite ouvir os jovens com amor e atenção, identificando onde eles precisam de ajuda e qual direção seguir, seja na orientação espiritual ou no acompanhamento psicológico, entre outras possibilidades.” “O autoconhecimento de si mesma permite ouvir os jovens com amor e atenção, identificando onde eles precisam de ajuda e qual direção seguir, seja na orientação espiritual ou no acompanhamento psicológico, entre outras possibilidades.” Navegantes também destaca o valor de respeitar as diferenças dos jovens, ajudando a compreender melhor o caminho da missão de cada um e cada uma.

Nosso ciclo de conhecimento continua, e em outubro teremos mais um módulo da Formação para acompanhar jovens na construção de um futuro cheio de esperança. A próxima temática será “Juventude e Projeto de Vida: Construir um Futuro Cheio de Esperança.”

Valores, Missão e Projeto de Vida à luz do Eneagrama

Os Módulos de Aprofundamentos são uma oportunidade para quem fez a primeira e a segunda etapa do ciclo introdutório continuar mergulhando no conhecimento de si por meio do Eneagrama. Neste módulo, faremos um mergulho interior para encontrar as respostas às questões mais importantes da nossa vida, tendo o Mapa do Eneagrama como itinerário que nos […]

Exercícios Espirituais Para Jovens – Segunda Etapa

“Só o amor misericordioso de Deus nos reconstrói por dentro, destrava nossa vida e nos abre em direção a um amplo horizonte de sentido” (Pe. Adroaldo Palaoro, SJ). Entre os dias 04 e 06 de abril, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) realizou a Etapa 2 dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ). Esta experiência […]

GAVI-CEARÁ: BALA DE CANHÃO E O CHAMADO AO DISCERNIMENTO QUE TRANSFORMA CAMINHOS VOCACIONAIS

Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) promoveu atividade de reflexão e partilha em Fortaleza, com base na experiência de Santo Inácio de Loyola Nos dias 22 e 23 de março, o Centro MAGIS Inaciano de Juventude, em Fortaleza (CE), foi palco de mais uma edição do Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI), que reuniu 10 […]

Exercícios Espirituais Segunda Etapa

Vivida a primeira etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ), onde mergulhamos no amor criador de Deus que nos chama à vida por amor e para o amor, os Exercícios Espirituais propõem agora uma experiência de releitura da história pessoal à luz da misericórdia de Deus. Quando acontecerá: A segunda etapa será realizada de 04 […]